Offline
MENU
Com o derretimento do gelo, o Ártico está a revelar cada vez mais 'tesouros'
Com o recuo do gelo, todos os submarinos que operam no Ártico perdem parte de sua cobertura natural. Submarinos russos, americanos e da OTAN ficam mais expostos à vigilância, embora os EUA e a OTAN ainda tenham muito a recuperar.
Publicado em 23/09/2026 17:00
Novidades
Crédito da foto: Thomas-Ritter, em Pixabay.com

 

Trump finalmente está a conseguir o seu acordo para a Gronelândia, que dará aos EUA uma presença muito maior na ilha. Mas garantir isso é outra história, porque o derretimento do gelo está lentamente a transformar o que antes era inacessível em algo que todos querem.

A região possui uma enorme base de recursos:

O Ártico pode conter cerca de 90 bilhões de barris de petróleo convencional ainda não descoberto, o que representa aproximadamente 13% dos recursos petrolíferos mundiais ainda não explorados.

Estima-se que existam 1.669 trilhões de pés cúbicos de gás convencional ainda não descoberto nessa região, o que equivale a cerca de 30% do gás natural ainda não descoberto no mundo.

A Gronelândia, por si só, possui um potencial significativo para elementos de terras raras, lítio, tântalo, nióbio, háfnio e zircónio, além de depósitos de molibdénio, metais do grupo da platina, titânio, vanádio, grafite, níquel, cobre e zinco.

O Mar de Bering e outras águas do Ártico sustentam algumas das pescarias comerciais mais importantes do mundo, que movimentam mais de 2,6 bilhões de dólares por ano.

Um escudo natural está a derreter-se


Com o recuo do gelo, todos os submarinos que operam no Ártico perdem parte de sua cobertura natural. Submarinos russos, americanos e da OTAN ficam mais expostos à vigilância, embora os EUA e a OTAN ainda tenham muito a recuperar. Washington, por exemplo, possui muito menos embarcações capazes de operar no gelo do que a Rússia, que já opera a maior e mais capaz frota polar do mundo.

A Rússia também mantém a infraestrutura militar mais robusta do Ártico, com a Frota do Norte protegendo os seus bastiões nucleares e uma rede de aeródromos, radares e sistemas de mísseis costeiros que fornecem a Moscovo significativas capacidades de negação de acesso/negação de área (A2/AD) ao longo de sua costa norte.

Ao mesmo tempo, os EUA também estão de olho na crescente presença da China no Ártico, em torno do Alasca e do Estreito de Bering, com Washington preocupado com a possibilidade de missões de pesquisa chinesas fornecerem acesso a recursos ou dados do fundo do mar com valor militar. À medida que a China expande a sua presença no Ártico e aprofunda os seus laços com a Rússia, os EUA são pressionados a tratar a região menos como uma fronteira remota e mais como outro teatro de guerra potencial.

 

@geo_grandmasters

Comentários